quinta-feira, 11 de março de 2010

Suplicy repudia posicionamento de Lula sobre Cuba

Via Blog do Josias de Souza - 10.03.2010

*Jungmann protocola no Planalto a carta dos ‘dissidentes’


Em discurso feito na tribuna do Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) cobrou de Lula posições mais firmes e coerentes sobre a falta de demcocracia em Cuba.

Para Suplicy, o “respeito” que Lula devota aos irmãos Raúl e Fidel Castro não deveria impedi-lo de lembrar aos amigos cubanos alguns valores básicos.

Por exemplo: a necessidade de observar os direitos humanos e a conveniência de valorizar as liberdades democráticas, sobretudo a liberdade de expressão.

O senador petista lembrou que, em 1998, numa visita que fez a Cuba, o então papa João Paulo Segundo não se furtara a mencionar o essencial.

Segundo Suplicy, o papa defendera o fim do embargo dos EUA à ilha. Mas também mencionara que Cuba deveria render-se à liberdade e ao pluralismo político.

Em entrevista concedida à Associated Press, Lula comparou os presos políticos de Cuba aos criminosos comuns de São Paulo. E condenou a greve de fome.

Em seu discurso, Suplicy cuidou de recordar ao presidente que há enorme diferença entre os presos de consciência de Cuba e os bandidos paulistas. Acrescentou:

“Gostaria que Lula se recordasse de algumas das pessoas da história que fizeram greve de fome para alcançar um objetivo importante na história dos povos”.

Suplicy mencionou o líder indiano Mahatma Gandhi. Citou também o ícone sul-africano Nelson Mandela. Continua

Imagem:
O jornalista e sociólogo cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 15 dias. (Rolando Pujol/Efe)

***


Veja também:

- Estado de dissidente cubano se deteriora
- Europa pede libertação de presos políticos de Cuba
- Ativista cubano em greve de fome desmaia e é internado em hospital
- Los presos políticos con un delicado estado de salud (pdf)