sábado, 3 de setembro de 2011

Exposição na Fiocruz revela o “Nascer”

Via FIOCRUZ - MUSEU DA VIDA


Momento da fecundação do óvulo pelo espermatozoide
É imensa a felicidade que sentimos quando um bebê vem ao mundo! Mas você já parou para pensar que, além de um fato biológico, o ato de nascer pode ser encarado pelo ponto de vista da arte, da antropologia, da religião e tantos outros?

A mostra “Nascer”, inaugurada no dia 2 de setembro, reúne, na sala 307 do Castelo da Fiocruz, objetos, textos e imagens para destacar a diversidade cultural em torno do nascimento. Coordenada pelo Museu da Vida, a exposição está organizada em três módulos – ‘A Concepção’, ‘Nascimento’ e ‘Apresentação da Criança à Sociedade’ – subdivididos em 20 painéis temáticos, que abordam o tema numa perspectiva lúdica mas sem fugir do fundamento científico.

“A ideia da exposição é apresentar, de forma provocativa e multidisciplinar, um ato comum a todos nós – o ato de nascer – mas único para cada indivíduo”, conta Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida. “Obras de arte, instrumentos científicos e informações científicas permeiam a exposição, que visa atrair crianças, jovens, adultos e famílias”, diz.

A abertura do primeiro módulo é inspirada no útero. Nele estão as diversas etapas do nascimento, desde o encontro do casal, passando pelo instinto maternal e paternal, a fecundação, a gravidez e suas fases. Continua


Local: sala 307 do Castelo da Fiocruz
Exposição gratuita, aberta até 17 de dezembro
Visitação: de terça a sexta-feira – das 9h às 16h30. No sábado, das 10h às 16h
Agendamento: (21) 2590-6747
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (perto da Passarela 6).