sábado, 10 de setembro de 2011

Lei de licitação para Copa e Olimpíada é inconstitucional // Reforma de 10 aeroportos pode não ficar pronta a tempo da Copa 2014

Via blog do Noblat
10.09.2011

Para Gurgel, Regime Diferenciado de Contratação aprovado pelo Legislativo sob o pretexto de acelerar preparativos para megaeventos esportivos vai ‘comprometer patrimônio público’

Rosa Costa, O Estado de S.Paulo

Patrocinado pelo governo para apressar as obras da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) foi considerado inconstitucional pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e pode ser derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O procurador entrou [ontem], 9, com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN), com pedido de liminar, alegando que a lei, aprovada pelo Congresso, por ser inconstitucional, não deve ser aplicada no País. Ele alega que se as licitações e contratações forem realizadas pelo RDC "haverá comprometimento ao patrimônio público" e a falta de garantia para que os gestores avaliem o andamento e a conclusão das obras.

A medida, diz o procurador, "além de ofender a Constituição, conspira contra os princípios da impessoalidade, moralidade, probidade e eficiência administrativa".

O procurador destaca dois aspectos do regime diferenciado contrários às normas constitucionais vigentes. Um deles é que as obras e serviços serão contratados sem que previamente se tenha definido, de forma clara, o seu objetivo.

A brecha - segundo ele - compromete o princípio de isonomia dos concorrentes. O outro item questionável, na sua avaliação, é a permissão de concentrar num único contratante o projeto básico e a execução da obra ou serviço, "o que poderia levar o autor do projeto a excluir ou dificultar o livre acesso de potenciais interessados".

Ele cita como exemplo de episódio em que a necessidade e urgência das obras resultou em danos para o erário "a experiência" dos Jogos Pan-americanos de 2007, "quando a União, Estados e o município do Rio de Janeiro não conseguiram identificar as obras e serviços que deveriam ser realizadas". "Essa foi uma das razões para que o orçamento inicial do evento, de R$ 300 milhões, tenha sido absurdamente ultrapassado, com um gasto final da ordem de R$ 3 bilhões."

Leia mais em Lei de licitação para Copa e Olimpíada é inconstitucional, afirma procurador

Leia também Ministro indicado por Dilma é quem vai julgar se lei de licitação de obras da Copa é constitucional




Reforma de 10 aeroportos pode não ficar pronta a tempo da Copa 2014


Jornal Nacional - 09.09.2011


texto