quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Índios brasileiros ordenam que Shell deixe suas terras

Via EcoDebate
08.09.2011

Índios da tribo Guarani, no Brasil, exigiram que a gigante da energia, Shell, pare de usar suas terras ancestrais para produção de etanol.

Ambrosio Vilhalva, um Guarani de uma das comunidades afetadas, disse à Survival International, ‘A Shell tem que sair das nossas terras … as empresas têm que parar de trabalhar na terra dos indígenas. Queremos a justiça, e a demarcação das nossas terras.’

A Shell se tem unido com a Cosan, empresa brasileira de etanol, em um empreendimento conjunto chamado Raízen. Parte do etanol da Raízen, que é vendido como biocombustível, é produzido a partir de cana de açúcar cultivada em terras ancestrais dos Guarani.

Em uma carta para as empresas, os índios advertem que ‘Depois que começou a funcionar a usina, a saúde ficou ruim para todos- crianças, adultos e animais’.

Acredita-se que os produtos químicos usados nas plantações de cana estão causando diarreia aguda entre as crianças Guarani, além de estarem matando peixes e plantas.

Os Guarani relatam, ‘Acabou remédios de vários tipos, que dá no mato, na beira do rio. A planta acabou pelo envenenamento’.
Continuam, ‘A usina nunca pediu permissão nem consultou com os índios para plantar em nossas terras’. Continua