quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alerta sobre nova vacina antigripe



JC e-mail 3825, de 12 de Agosto de 2009.
Alerta sobre nova vacina antigripe


Especialista diz que é preciso fazer mais testes

Graça Magalhães-Ruether escreve para "O Globo":

Um respeitado especialista em saúde pública da Alemanha alertou que a pressa para conseguir uma vacina contra a gripe suína pode fazer com que testes de segurança importantes deixem de ser realizados. Segundo ele, a técnica usada para produzir uma das vacinas contra o H1N1 poderia até mesmo trazer risco de câncer.

O pneumologista e deputado alemão Wolfgang Wodarg disse que o medicamento do laboratório Novartis - testado em 15 países - teria riscos. De acordo com ele, os testes clínicos estão sendo feitos num prazo mais curto que o habitual (um ano).

Segundo Wodarg, membro da Comissão de Saúde do Parlamento Europeu, as vacinas contra a influenza H1N1 estão sendo produzidas com métodos mais rápidos, porém pouco testados. O imunizante da Novartis foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Marburg, na Alemanha, e é baseado no uso de cultura de células cancerosas de animais.

Elas são infectadas com o vírus. A técnica é mais rápida porque esse tipo de célula se multiplica muito, e depressa, o que acelera a produção de doses.

- Se houver impureza, essas células poderiam causar câncer. Precisamos descartar esse risco.

O teste da vacina começou há duas semanas, e Wodarg afirma que na correria para liberá-la só será possível saber se ele causa alergias. Para investigar o risco de câncer, é preciso tempo.

Vacinas normalmente são obtidas usando cultura em ovos de galinha. O método é seguro mas lento porque cada ovo fornece uma dose. Com a técnica que usa células cancerígenas é possível fazer, em uma semana, cinco milhões de doses. Continua




Brasil tem terceiro maior número de mortes pela nova gripe




Está na rede!
Via Estadão; UOL; Survival Internacional

- Pesquisa eleitoral indica vantagem de Marina sobre Dilma
- Descobertos mais 468 atos secretos no Senado
- STJ anula ação penal e criador da Boi Gordo se livra da prisão



- Rio Grande do Sul lança protocolo sobre gripe suína específico para grávidas
- Associação diz que não existem leitos suficientes para atender pacientes
- Funai suspende todas as autorizações para entrada de não-índios em comunidades
- Amazon Indians struck by swine flu 'for first time'