terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Me dão dinheiro para fazer ciência e eu faço, mas não vai para frente"




JC e-mail 3823, de 10 de Agosto de 2009.
"Me dão dinheiro para fazer ciência e eu faço, mas não vai para frente"


Pesquisadora do Butantã conta como é difícil transformar conhecimento acadêmico em tecnologias de mercado

Herton Escobar escreve para "O Estado de SP":

Pesquisadora do Instituto Butantã há mais de 20 anos, a bioquímica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi mantém dois dos mais importantes trabalhos científicos de sua carreira guardados numa gaveta virtual de seu computador. Um deles relata a ação de uma proteína com atividades antitumorais e anticoagulantes, isolada da saliva de carrapatos. O outro descreve uma molécula de veneno de taturana que promove imunidade celular e estimula a produção de colágeno.

Os resultados estão prontos e redigidos há mais de um mês, mas até agora não foram enviados para nenhuma revista especializada. "Estou me esforçando para não publicar", revelou Ana ao Estado, em uma visita ao Laboratório de Bioquímica que ela coordena no Butantã.

Para quem conhece os costumes da pesquisa acadêmica brasileira, em que a publicação de trabalhos em revistas de alto nível simboliza a consagração máxima da carreira científica, a frase de Ana soa como uma aberração. Mas uma aberração bem justificada: antes de publicar seus dados, ela quer ter certeza de que o conhecimento científico produzido em seu laboratório poderá se converter em resultados práticos para a sociedade. Quem sabe uma droga anticâncer ou mesmo um cosmético antirrugas. Continua





Está na rede!
Via Blog do Josias de Souza; O Globo; Portal Terra; G1; UOL

- Com o pé no PV, Marina prepara desembarque do PT
- Edir Macedo vira réu por lavagem de dinheiro
- "Estou cansado de ser chamado de ladrão", diz Antônio Fagundes sobre não usar Lei Rouanet para produzir "Restos"
- Anistia condena sentença contra Nobel da Paz birmanesa
- Feira expõe filhotes de cães a maus-tratos e infringe lei em SP
  Veja galeria de fotos
- MP pede investigação sobre suposto perfil de Suzane von Richthofen no Twitter




- O Governo Federal gastou menos de um décimo do dinheiro separado para o combate à gripe suína
- Governo de SP recomenda restrição de trabalho a grávidas por causa da nova gripe