quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aumenta procura para tratamento de esquizofrenia na Santa Casa do Rio

Via blog da Glória Perez - 07.08.2009


Extra Online
RIO - Desde que a novela "Caminho das Índias" começou a mostrar os problemas enfrentados pelo esquizofrênico Tarso, interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, aumentou em 10% a procura por tratamento da esquizofrenia na Santa Casa de Misericórdia do Rio. Para a chefe do ambulatório de Psiquiatria, Fátima Vasconcelos, o crescimento se deve à divulgação sobre a doença.

- Antes da novela, muitas pessoas desconheciam os sintomas da esquizofrenia, que se caracteriza principalmente por uma grande desorganização dos pensamentos. Tem gente até que nunca tinha ouvido falar em esquizofrenia. A novela tem contribuído significativamente para a diminuição do preconceito com relação à doença - relata.

Abandono do tratamento pode custar caro
Tendo início no fim da adolescência e início da vida adulta, a esquizofrenia é uma doença mental crônica que pode trazer graves conseqüências se não tratada. De 10% a 15% dos esquizofrênicos comentem suicídio e a falta ou abandono ao tratamento é a principal causa, segundo a médica Fátima Vasconcelos.

- A grande dificuldade no tratamento do esquizofrênico é quando ele tem sintomas chamados de negativos e cognitivos, que envolve perda ou diminuição da capacidade de falar, planejar, sentir e exprimir emoções, sentir prazer nas atividades do dia a dia, problemas de atenção e memória entre outros. A pior parte é que por não entender o que se passa com o paciente, muitos acham que é preguiça ou depressão. Nessa hora, é que a família deve participar e procurar ajuda, pois se depender do paciente, ele vai se isolar e pode vir a ter uma crise com graves conseqüências _ explica a psiquiatra. Continua