sábado, 22 de agosto de 2009

Contaminação do milho transgênico já é realidade no Paraná

Via Terra de Direitos - 11.08.2009



A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná enviou nesta segunda-feira (10) uma nota técnica a diversos órgãos do Governo Federal para alertar que a contaminação de transgênicos nas lavouras de milho (convencionais e orgânicas) é inevitável. De acordo com a nota, as normas editadas para evitar a contaminação são insuficientes, da mesma forma que a fiscalização e o cumprimento da legislação ao longo da cadeia produtiva do milho.

A partir de um trabalho de monitoramento de lavouras do Paraná, feito principalmente nos municípios de Toledo, Campo Mourão, Cascavel (Cinturão do Milho Safrinha) , a Seab constatou “a impossibilidade dos órgãos federais no cumprimento da resolução número 4 da CTNBio, de 2007, que estabelece a distância de 20 metros entre os cultivos de milho convencional e milho transgênico”, como afirmou o comunicado oficial. Diferente da soja, o milho é uma planta de polinização aberta, o que torna impossível a criação de normas que impeçam o pólen de se espalhar entre as lavouras.

Além do cumprimento das normas, a Seab afirma que não existem formas de segregação do milho ao longo da cadeia produtiva, o que impede o monitoramento do material geneticamente modificado e a rotulagem dos produtos. “Podemos consumir milho transgênico sem nem mesmo saber”, questiona a assessoria jurídica da Terra de Direitos. Continua


Leia também:
CTNBio não avalia contaminação






Esta foi a semana dos ‘desacontecimentos’ no Brasil



Jornal da Globo - 21.08.2009





Está na rede!
Via Portal Terra; O Globo; JM Online; Portal Terra

- SP: médicos são acusados de cobrar R$ 1,2 mil por parto no SUS
- Caloura de Direito da UFF denuncia agressão durante trote
- Censurado o vídeo que flagrou o mau humor de integrantes do CQC



- Uberaba: Revoltada família de mulher morta com suspeita de gripe suína
- Gripe suína mata mas 2 crianças no interior de SP
- Em áreas com circulação do vírus H1N1, tratamento não deve esperar confirmação laboratorial, diz OMS
- Nova onda de gripe suína no Brasil já tem data