Órgãos se reúnem para discutir medidas emergenciais para o parque. Direção busca melhorar segurança interna
Leo Iran
Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Civil de Goiás e a direção do Zoológico de Goiânia realizam força-tarefa para evitar novas mortes no parque. Eles se reuniram ontem pela manhã para discutir medidas emergenciais e para avaliar o que pode ser feito na tentativa de evitar mais perdas no zoo, onde 62 animais já morreram.
Ontem, representantes do Ibama e funcionários do zoológico realizaram nova vistoria no parque para complementar relatório técnico que instrui o processo sobre o caso. A previsão é que na próxima semana o estudo seja entregue ao MPF.
O Ministério Público Federal aguarda a conclusão dos exames exigidos pelo Ibama quando o parque foi interditado (em 20 de julho), além do exame toxicológico da girafa Kim, que morreu na terça-feira (25). Com essas informações, será possível estabelecer uma linha de atuação. O resultado desse processo será a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP, que deve acontecer no início do mês de setembro. Continua
Legenda da foto:
Fiscais do Ibama fazem vistoria no recinto
onde as girafas ficavam. Medidas serão
tomadas para evitar mais mortes
Via Diário da Manhã - Goiânia - Por Ivair Lima - Foto: Isaildo Santos - 28.08.2009
Bisão, 69ª vítima do Zoológico
A morte não para de rondar o Zoológico de Goiânia. Morreu, por volta de 5h40 da manhã de ontem, o 69º animal só este ano. Um bisão fêmea, de origem europeia, que estava no parque desde 1992, foi encontrado sem vida por guardas municipais que trabalham no local.
A morte da girafa Kim na terça-feira, 25, chegou a ser noticiada como a de número 62 do ano, o que tornaria a perda do bisão como a de número 63. Mas o diretor do Zoológico de Goiânia, Raphael Cupertino, informa que, no decorrer da semana, o parque perdeu seis filhotes de répteis, sendo dois de bichos-preguiça, dois de cobra cascavel, um de tigre-d’água (tartaruga) e outro que a equipe de veterinários ainda não soube precisar a qual subespécie pertence. Dessa forma, a quantidade de perdas registradas desde janeiro somam 69, entre bichos de pequeno e médio portes. Continua
Legenda da foto:
Bisão que foi encontrado morto
por guardas municipais na madrugada
de ontem após ser anestesiado
em cartaz do filme "2012"
Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ
Rua Henrique Dias 609, Derby, Recife - PE
81-3073-6660/6659
Está na rede!
Via G1; Portal Terra; UOL; Folha Online
- Revelados detalhes do manual de torturas da CIA
- Crise faz 54 mil brasileiros retornarem do Japão
- Brasil registra 584 mortes por gripe suína, segundo secretarias estaduais e ministério
- Estudo parcial diz que negros e hispânicos sofrem mais com gripe A (H1N1)
- Gripe suína atinge mais de 209 mil pessoas; metade está nas Américas
- Vírus da gripe suína já é dominante no mundo, diz OMS