quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mais uma espécie ameaçada pelo PAC

Via O ECO - Por Aldem Bourscheit - 03.08.2009




Leptolebias minimus
Foto: http://www. nakashima.org



Obtido por O Eco após certo esforço, o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, obra prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), não aponta em nenhum momento a existência da ameaçada rã Phisalaemus soaresi. Como denunciado em matéria anterior, a espécie só ocorre na Floresta Nacional (Flona) Mário Xavier, no munícipio de Seropédica.

O mesmo estudo, entretanto, conta que dentro daquela diminuta reserva florestal também sobrevive um raro peixinho brasileiro. Nas palavras do documento "merece destaque a ocorrência na flona do peixe-das-nuvens Leptolebias minimus, endêmico do Rio de Janeiro e reconhecido como vulnerável na lista de espécies ameaçadas de extinção do Estado do Rio de Janeiro".

Conforme o biólogo Dalton Nielsen, esses peixes vivem em poças anuais em pontos isolados do país, somando quase duzentos tipos diferentes. Eles desaparecem a cada seca e voltam como mágica com o início das chuvas, renascendo dos ovos abrigados sob a terra. Segundo ele, do Leptolebias minimus há apenas três populações conhecidas: em Itaguaí, em Seropédica e no Parque Nacional da Tijuca. Continua