terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ameaça ao paraíso maia







JC e-mail 3941, de 01 de Fevereiro de 2010.
Ameaça ao paraíso maia


Poluição destrói o Lago Atitlán, na Guatemala, patrimônio da Humanidade

Um dos últimos redutos dos maias, um lugar cercado de história e misticismo que sobreviveu às guerras de ocupação espanhola, pode perder para sempre o seu encanto. O Lago Atitlán, na Guatemala, entrou para a malfadada lista de lugares em extinção - não são apenas plantas e animais que sucumbem à ação humana.

A poluição fez o Atitlán ser classificado no último Fórum Mundial da Água como o lago mais ameaçado do mundo em 2009. A decisão foi tomada a pedido da ONG Global Nature Fund (GNF), que fez uma análise do lago.

O Atitlán, que integra a pré-lista do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, é um dos mais belos lagos da Terra. Suas águas são cercadas por vulcões. Mas, segundo uma investigação da GNF, o fundo do lago está coberto por uma espessa lama, resultado de intensa poluição. O ambientalista Udo Gattenlöhner, da GNF, explica que a lama é formada pela decomposição de microscópicas algas tóxicas, que proliferaram devido ao lançamento de esgoto. Além disso, há muito fósforo, proveniente de fertilizantes e despejos domésticos.

Unesco diz que situação é grave

Gattenlöhner explica que, para piorar, em 2005 um furacão destruiu a estação de tratamento de esgoto e, desde então, algumas cidades da região, como Panajachel, de 11.200 habitantes, passaram a fazer seus lançamentos direto no lago, sem qualquer tratamento. Outro problema é o lixo, jogado diretamente na água. Continua


Leia também:
Lake Atitlán in Guatemala is "Threatened Lake of the Year 2009"


Imagem fonte