quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Novo presidente da CTNBio deve sair de grupo pró-transgênicos



JC e-mail 3948, de 10 de Fevereiro de 2010.
Novo presidente da CTNBio deve sair de grupo pró-transgênicos


Lista tríplice será apresentada hoje ao ministro Sérgio Rezende, responsável pela indicação

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) inicia nesta quarta-feira (10/2) a escolha de seu novo presidente. Uma lista tríplice, formulada pela manhã, deverá ser apresentada ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, responsável por indicar o ocupante do cargo.

A expectativa é a de que o nome seja apontado ainda hoje. O perfil do escolhido, no entanto, já é dado como certo. "Não há dúvida de que a ala pró-transgênicos será vitoriosa. Eles sempre foram e continuam sendo maioria", avalia o representante do Ministério do Meio Ambiente na CTNBio, Paulo Kageyama, apontado como provável candidato da ala verde do colegiado.

Representantes da ala alinhada ao ministério contabilizam uma vitória folgada. A dúvida ontem girava em torno do nome do novo presidente. Havia pelo menos quatro pessoas cotadas. "Na eleição passada havia consenso em torno do nome de Walter Colli. Agora a situação está mais embolada", disse Edilson Paiva, apontado como um dos prováveis candidatos da ala desenvolvimentista.

O mandato é de dois anos, renováveis por mais dois. O escolhido encontrará uma CTNBio dividida em dois blocos - o de ambientalistas e o de desenvolvimentistas -, com clara vantagem para o segundo grupo. Dos 27 ocupantes, apenas oito são considerados da ala contra transgênicos. Continua


Leia também:
Índia pede mais pesquisa antes de liberar berinjela transgênica