quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dengue

Via Estadão, há 202 dias sob censura


Trechos da matéria Cinco Estados registram epidemia de dengue; calor preocupa, escrita por Lígia Formenti, em 17.02.2010:

"Nas primeiras semanas deste ano, epidemias foram registradas em cinco Estados: Acre, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nesses locais, a média de casos registrada é significativamente alta. Até semana passada, 300 casos por 100 mil habitantes."


"O verão excepcionalmente quente vivido pelo Brasil em 2010, associado à aproximação do período de chuvas, especialmente no Sudeste e no Nordeste, aumenta o perigo de epidemias de dengue, devido à aceleração do ciclo reprodutivo do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com o entomologista Rafael Freitas, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), o calor reduz em cerca de 40% o tempo que o inseto leva para se desenvolver e chegar à vida adulta, quando se transforma em vetor. “Em uma temperatura de 22º C a 25º C, o desenvolvimento do mosquito leva 14 dias, aproximadamente. De 30º C a 33º C, o tempo pode cair para oito dias”, explicou.

Na cidade do Rio, por exemplo, a temperatura máxima chegou a ultrapassar os 40º C nas últimas semanas. Até agora, porém, a baixa umidade e a falta de chuvas têm reduzido o número de criadouros - o que dificulta a reprodução do Aedes aegypti -, mas o perigo é latente."


Matéria completa aqui!