quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Big Brother e a avaliação por pares na ciência, artigo de Stevens Rehen



JC e-mail 3955, de 24 de Fevereiro de 2010.
Big Brother e a avaliação por pares na ciência, artigo de Stevens Rehen


"É hora de nos valermos das facilidades que a internet proporciona para gerar alternativas ao atual sistema de julgamento e divulgação dos artigos científicos, criado há mais de 70 anos"

Stevens Rehen é diretor de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Artigo publicado no portal SRZD (www.sidneyrezende.com/blog/stevensrehen):

Pedro Bial me contou que a franchise Big Brother foi inspirada no projeto Biosfera, iniciado em 1986 no Arizona, Estados Unidos. O objetivo era confinar cientistas em um laboratório ecológico de vidro e aço, isolados do meio exterior, na expectativa que produzissem sua própria comida e reciclassem sua água ao longo de 2 anos.

O experimento fracassou, os cientistas não conseguiram se manter auto-suficientes, entretanto, como "experiência antropológica" foi um sucesso. A quantidade de intrigas e fuxicos entre os participantes daria para encher um ano de publicação da revista Caras.

Tais intrigas não me surpreendem. Cientista não é santo, e como qualquer pessoa, é movido por vaidades em muitas situações da vida, estejam eles confinados ou não.

O problema é quando essas vaidades interferem demais com a divulgação de informações geradas com dinheiro público e que podem beneficiar o progresso da ciência.

Reinaldo Lopes assinou interessante reportagem na Folha de São Paulo repercutindo carta aberta, assinada por alguns dos principais cientistas do mundo na área de células-tronco, denunciando que um petit comité de pesquisadores estaria dificultando a publicação de dados científicos contrários aos seus interesses. Tipo de situação que lembra o que vem acontecendo entre os moradores da casa de luxo e do puxadinho no BBB10.

A diferença é que, enquanto no programa de TV, vez por outra o confessionário é abolido e os brothers têm que dizer na cara quem vai para o paredão, na academia, os cientistas que decidem quais trabalhos científicos serão publicados, estão sempre protegidos pelo anonimato. Continua