sábado, 3 de setembro de 2011

Pecuária é responsável por 62% do desmatamento na Amazônia, diz estudo

Via blog do Noblat
03.09.2011

Catarina Alencastro, O Globo

Estudo divulgado [ontem] pelo governo mostra que a pecuária foi a grande responsável pelo desmatamento acumulado da Amazônia. A atividade respondeu por 62% dos 719,2 mil quilômetros quadrados desflorestados na região.

Boa parte da floresta que foi transformada em pasto foi abandonada: 8,7% virou "pasto sujo" (área de pastagem sem muito investimento) e 0,1% pastagem degradada. Outros 6,7% estão abandonados há mais tempo e já começam a apresentar regeneração de mata nativa.

A agricultura é responsável por apenas 5% do total desmatado.

- Na Amazônia não é verdade que a floresta restringe a agricultura. A agricultura não é um vetor importante do desmatamento, ela é responsável por um desmatamento marginal - aponta Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estudo mostra ainda que 21% da área desmatada estão se regenerando naturalmente. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que essa constatação é importante na discussão sobre mudanças climáticas já que são áreas que ao invés de emitir, absorvem gases de efeito estufa.

O estudo, que analisou o que aconteceu com os 17,5% da Amazônia que já foi desmatada, foi realizado pelo Inpe, Embrapa e contou com financiamento do Banco Mundial.

Leia mais em Pecuária é responsável por 62% do desmatamento na Amazônia, diz estudo