quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ensino de Ciências melhora aprendizagem de alunos no Rio

JC e-mail 4357, de 04 de Outubro de 2011.
Ensino de Ciências melhora aprendizagem de alunos no Rio


A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro encara um desafio: melhorar os índices de aprendizagem de Ciências para 20 mil alunos de 130 escolas de Ensino Fundamental com avaliação abaixo dos padrões preconizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade.

Para isso, vem apostando numa parceria com o Instituto Ciência Hoje (ICH) e implantou na cidade o Projeto Ciência Hoje de Apoio à Educação das Crianças, que incorpora atividades científicas no dia a dia de professores alunos e pais.

Como resultado, o aproveitamento médio dos alunos dessas escolas vem se igualando ou superando os índices dos estudantes da rede municipal. "A média das turmas de 5º ano em Ciências se igualou à do restante da rede", revela a secretária de Educação, Cláudia Costin. "Algumas escolas se aprofundaram nas atividades, participam de mostras regionais e vêm superando a média da rede".

Metodologia - O Projeto está no segundo ano de implantação. Nele, os alunos recebem a Ciência Hoje das Crianças, única publicação científica para o público infanto-juvenil. Os professores, por sua vez, participam de uma formação e desenvolvem seu trabalho a partir dos interesses dos alunos e incorporam em suas aulas instrumentos, como estudo de campo, organização de informação no modelo científico e a realização de experimentos na classe, utilizando materiais simples. "Ensinando desta forma, a matéria ficou mais divertida e percebemos que os alunos, além de ficarem mais curiosos, passaram a gostar de Ciências", comenta Michele Madeira, professora da Escola Municipal José Pedro Varela.

O Projeto incorporou neste ano as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumento pedagógico em sala de aula, por meio do portal "Casa de Curioso" (www.casadecurioso.com.br). O portal oferece tutoriais de como editar e divulgar em mídias um experimento científico, incluindo suporte dos formadores do ICH e uma área para os professores postarem as produções com seus alunos. O objetivo é fazer os professores registrarem seus experimentos em sala de aula e os converterem em mídias como vídeo, animação, ilustração e fotonovela. Continua