quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Primavera árabe em Nova York?

Via blog do Tas
04.10.2011



Occupy Everything from socially_awkwrd on Vimeo.



Semana passada, estive por alguns dias em Nova York, única cidade em que já morei fora do Brasil, por dois anos no final da década de 80. Surpreendente como a capital do ocidente soube se reinventar. Especialmente na região que virou símbolo da virada do milênio: a área que circunda as Torres Gêmeas, hoje um gigantesco canteiro de obras. Ali fiquei hospedado e maravilhado com a transformação. O que era um bairro de negócios, deserto e desconfortável fora do horário comercial, virou um dos pedaços mais lindos da cidade com calçadões, obras de arte nas ruas, áreas de esporte e lazer de fazer inveja aos centros urbanos mais civilizados que conheço, como Sidney ou Amsterdan.

No meio de tanta novidade, ainda surgiu a maior das novidades: uma pracinha acanhada, Liberty Square, espremida entre os espigões impávidos de Wall Street, tomada por jovens, literalmente, em todos os seus centímetros quadrados. A multidão que visitava o novo bairro, passava ao largo, fotografando e lendo os pequenos cartazes dos manifestantes.

Nas primeiras vezes que ali passei apressado, me pareceu uma espécie de balada indie-hyppie-nerd. Depois, olhando mais de perto, conheci ao vivo um movimento que ganha os grandes jornais e começa se espalhar por outras cidades americanas: We Are the 99%. Continua