Por Mariana Mandelli
08.02.2012
O restante não tem conhecimento compatível com a série em que está, mostra o relatório anual da ONG Todos pela Educação; o estudo foi feito com base em dados do MEC e do IBGE e se refere ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicas
Apenas 35 cidades brasileiras - 0,6% do País - têm 50% ou mais de seus alunos com aprendizado em matemática adequado à sua série. Ou seja, a maior parte dos estudantes desses municípios não aprendeu, por exemplo, a identificar objetos em mapas e a resolver problemas com números inteiros e racionais fazendo várias operações. Os dados se referem ao 9.º ano do ensino fundamental das redes públicas de zonas urbanas.
No caso da língua portuguesa, esse índice é de 1,2%, o que equivale a dizer que só 67 municípios têm a metade ou mais de seus estudantes com conteúdo satisfatório para o ano da escola em que estão. Isso significa que a grande maioria ainda não aprendeu a identificar o conflito e os elementos que constroem a narrativa de um texto, por exemplo. Continua