segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

São Paulo estreia os protestos contra a Copa

Via El País
Por  
25.01.2014

Pequenas manifestações se espalham por até 36 cidades do país. São Paulo, com 2.000 participantes, e o Rio registram confrontos com a polícia


No dia do 460º aniversário da cidade e a cinco meses da Copa do Mundo, com todos os olhos direcionados para o Brasil, mais de 2.000 manifestantes participaram em São Paulo do primeiro protesto do ano contra os gastos milionários do evento. A coordenação de grupos como Anonymus e simpatizantes da tática Black Bloc chegou por meio das redes sociais até outras 36 cidades do país do futebol, entre elas Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Vitoria e Porto Alegre.
O número de manifestantes foi pequeno em quase todas as capitais mas supõe um primeiro teste de coordenação e convocatória do poder das ruas para boicotar a “Copa das Copas”, como a presidenta Dilma Rousseff a batizou. Os preparativos do evento já somam oito bilhões de reais. Brasil gastara só na construção de arenas mais que a Alemanha e a África do Sul juntas nas Copas de 2006 e 2010.
Veja a matéria completa!