sexta-feira, 15 de julho de 2011

Adolescentes apresentam consumo insuficiente de nutrientes

Via Agência USP de Notícias
Por Valéria Dias - valdias@usp.br
14.07.2011

A ingestão de nutrientes por jovens entre 14 e 18 anos moradores da cidade de São Paulo é insuficiente, aponta um estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. De acordo com a pesquisa, os 512 adolescentes avaliados apresentaram um consumo inadequado das vitaminas A, C e E, nutrientes que têm função antioxidantes no organismo, e dos minerais fósforo, magnésio e cálcio, responsáveis pela manutenção da saúde óssea.

“Se essa ingestão inadequada de nutrientes continuar a longo prazo poderá levar a um risco aumentado para o desenvolvimento de câncer, doença cardíaca e osteoporose. Entretanto, essa constatação não é motivo para a suplementação vitamínica e sim para a adoção de uma dieta equilibrada com a presença de frutas e vegetais”, aponta o nutricionista Eliseu Verly Junior.
A vitamina A é encontrada no brócolis, vegetais amarelos, como cenoura, e frutas, como mamão e manga, e no ovo; a vitamina C, em frutas cítricas; o fósforo, em carnes e leite; a vitamina E em óleos vegetais; o magnésio, em vegetais verde escuros; e a vitamina B6, no arroz integral, banana, ovos e carnes.

O pesquisador estudou o tema em seu mestrado Prevalência de inadequação da ingestão de nutrientes entre adolescentes do município de São Paulo, apresentado à FSP em dezembro de 2009. O trabalho foi realizado a partir de um estudo maior, denominado Inquérito de Saúde de São Paulo, realizado em 2003 pela FSP e Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O inquérito foi realizado por meio da coleta de dados nos domicílios e avaliou o consumo de alimentos e as condições de saúde da população. Continua