quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fotos mostram desmate avançando no Amazonas

Via O Eco Amazônia
11.07.2011

O Greenpeace entregará nesta nesta segunda feira imagens chocantes de sobrevoos, feitas na região do sul do estado do Amazonas, comprovando o que já vinha sendo apontado por especialistas deste o ano passado: a região tornou-se uma fronteira nervosa de desmatamento. Veja fotos abaixo.Os dados estão de acordo com as últimas medições do governo brasileiro, que indicam um aumento de 91% em maio no desmatamento no Amazonas.

Na cidade de Apuí áreas que variam entre 13 e 64 hectares sofreram processo de corte raso ou estão nitidamente degradadas. A destruição ocorreu num prazo inferior a um ano.

"Eram nove polígonos, conforme mostra a sequência de imagens abaixo, rodeados por uma extensa área de floresta e sem fazendas em seu entorno. Caso esse mosaico seja fechado – o que parece estar em curso – pelo menos 899 hectares serão derrubados. Hoje, já são 310 hectares abertos.", diz o documento do Greenpeace que será entregue ao Ministério Público Federal no Amazonas, Ibama e Secretário de Meio Ambiente do estado.

O avião da ONG também sobrevoou os municipios de Canutama e Manicoré e registrou grandes áreas de destruição. No primeiro deles, foi documentado um polígono de 139,1 hectares de área degradada. Já em Manicoré, foram dois polígonos de corte raso, um com 142,5 hectares e outro com 87 hectares.