JC e-mail 4812, de 13 de Setembro de 2013.
Agência Fiocruz de Notícias tem novo espaço on-line
O espaço reformulado contará com acesso a vídeos-reportagens e podcast
O novo site da Agência Fiocruz de Notícias (AFN), um dos principais veículos noticiosos da Fundação Oswaldo Cruz, acaba de ir ao ar totalmente reformulado. O espaço, agora mais dinâmico e interativo, contará com novos recursos, como assinatura de feed de notícias (RSS) e disponibilização de vídeos-reportagens e podcast. Osite se consolida como um ambiente ideal para os usuários que quiserem encontrar informações de credibilidade sobre estudos e serviços realizados na instituição. Para jornalistas, será uma fonte privilegiada para identificação de pautas sobre a Fundação, que vão desde o desenvolvimento e produção de novas vacinas e medicamentos, a resultados de diferentes pesquisas com grande impacto para a saúde pública.
"A comunicação ocupa papel fundamental nas instituições públicas, como setor responsável por transmitir à população as ações, iniciativas, projetos e atividades desses órgãos, que precisam prestar contas de seus atos à sociedade e apresentar o que fazem e como investem o dinheiro que recebem. No caso da Fiocruz, que tem por princípio, tradição e vocação a transparência, a comunicação encontra um ambiente propício e fecundo para se desenvolver e cumprir seus objetivos. E este é o caminho que vem sendo trilhado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Fundação, que há anos vem liderando as ações do setor e respondendo corretamente às demandas que surgem. Dentro das muitas atividades da CCS, aAgência Fiocruz de Notícias (AFN)se destaca por ser uma das ferramentas de maior abrangência, eficiência e credibilidade", diz o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.
"O lançamento do novo site reafirma os compromissos da Fiocruz com o controle social, a transparência e a prestação de contas dos recursos aplicados na instituição. A Agência Fiocruz de Notíciassegue, assim, no firme propósito de permanentemente divulgar as muitas e diversificadas contribuições que a instituição e seus trabalhadores fazem ao campo da ciência, ao SUS e à sociedade", afirma o coordenador de Comunicação Social da Fundação, Wagner de Oliveira. "Quem acompanhar o site perceberá a vitalidade da Fiocruz e as razões para ela ser reconhecida como um patrimônio público".
Novos conteúdos audiovisuais e mais interação com o usuário
Além das já conhecidas áreas de Notícias e Entrevistas, o siteapostou na reformulação de seções como Opinião - serão disponibilizados, semanalmente, artigos de pesquisadores da Fiocruz sobre temas referentes à área de saúde pública e de interesse de toda a população brasileira - e Glossário de Doenças - na qual o usuário encontrará informações básicas sobre diversas enfermidades, revisadas por diferentes estudiosos da instituição. A seção Especiais também está de cara nova e apresentará novos conteúdos todos os meses. Para o lançamento, foram escolhidas duas temáticas: Doenças negligenciadas, que inclui matérias sobre as enfermidades mais procuradas na busca do site (dengue, doença de Chagas, malária e tuberculose), e Drogas e saúde pública, que aborda o trabalho que tem sido feito pela instituição na área em questão.
Novas áreas também foram criadas: Destaque na imprensa apresenta links para as principais notícias ou reportagens sobre trabalhos ou resultados de pesquisa desenvolvidos na Fiocruz, que foram divulgadas na última semana em diferentes meios de comunicação brasileiros.Vídeos e Podcast apresentam agora parte do conteúdo informativo do site, antes somente textual, em formato audiovisual: toda terça e quinta o usuário encontrará novos áudios disponíveis online ou para download.
Na nova versão do site, todas as matérias incluem botões para o compartilhamento de informações nas principais redes sociais. "Com a implementação de recursos de integração do novo site com as redes sociais, a AFN inaugura uma nova fase de relacionamento com a imprensa e com o cidadão. A Fiocruz está presente em diversas mídias sociais há cerca de um ano e meio e essa integração com o site, além de permitir uma navegação mais interativa, vai nos dar um feedback importante sobre o conteúdo noticioso que é produzido", afirma Pamela Lang, coordenadora da área de Mídias Sociais da Fiocruz.
Todo o acervo da Revista de Manguinhos agora também se encontra disponível no novo site. Em cada edição, o usuário pode optar por baixar da versão integral ou apenas de matérias de seu interesse. Outra novidade é que todos os volumes do Crisinforma, boletim informativo do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, também se encontram organizados em uma seção própria e disponíveis para download.