sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Turismo se apropria da cultura para gerar consumo

Via Agência USP de Notícias
Por  Júlio Bernardes - jubern@usp.br
10.09.2013

A maneira como turismo é produzido e comunicado no atual estágio do capitalismo é mostrada em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Ao analisar variados textos sobre turismo, o estudo mostra que culturas, modos de falar e de se alimentar são apropriadas e transformadas em mercadorias oferecidas no mercado internacional, sujeitas as variações de humor das lutas entre a oferta e a demanda. De acordo com o autor da pesquisa, o professor Hélio Hintze, é necessária uma reflexão mais crítica sobre o turismo.

Segundo o professor, o estudo traz como proposta criticar o turismo a partir da perspectiva de que este é uma das mais poderosas expressões de captura e produção de subjetividade capitalista da atualidade, para então propor a superação radical da ideia atual do tema para possibilitar que encontros entre as pessoas se tornem oportunidades reais de intercâmbio cultural e troca de vivências. “O objetivo é propor e estimular reflexões críticas sobre a produção discursiva no turismo da contemporaneidade, ou seja, sobre a forma como ele vem sendo construído por diversos tipos de discursos elaborados por diferentes agentes sociais”, diz. “O turismo é analisado a partir da visão de que é uma atividade que traz as marcas da modernidade ocidental eurocêntrica, e do capitalismo predatório”. CONTINUA!