sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Fumaça que vazou de depósito em São Francisco do Sul, Santa Catarina, é perigosa, alerta a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio)


JC e-mail 4822, de 27 de Setembro de 2013.
Fumaça que vazou de depósito em SC é perigosa, alerta ANBio


A substância é toxica, cancerígena e, em alta exposição, mortal

A Associação Nacional de Biossegurança alerta que a fumaça que vazou do depósito de carga de fertilizante nitrato de amônio, na região do porto de São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, é extremamente tóxica. A substância é perigosa, cancerígena e, em alta exposição, mortal. De acordo com a Dra. Leila Macedo, presidente da entidade, as pessoas que tiveram contato com a fumaça precisam procurar atendimento médico imediato e devem ser monitoradas pelos órgãos responsáveis. A população que conseguiu não se expor ao gás deve deixar o local imediatamente.

"Ao entrar em contato com o calor, o nitrato gera o gás amônio, que é, sim, tóxico", pondera. "É uma irresponsabilidade falar que não existe ameaça para a população local. Pelo que pudemos acompanhar a fumaça é densa. Por isso, é importante que não haja nenhum contato direto e que as pessoas que já tiveram acesso ao local procurem os especialistas", explica.

A notícia foi recebida com preocupação pela Dra. Leila que, no próprio Congresso Brasileiro de Biossegurança, em Salvador, avisou aos especialistas e solicitou a divulgação do alerta da entidade.

(Assessoria de Comunicação da ANBio)