domingo, 13 de maio de 2012

Aumenta o número de municípios atingidos pela enchente no Amazonas

Via Jornal Nacional
12.05.2012

Além de prejuízo, águas trazem animais perigosos que ameaçam a vida dos moradores.


Aumentou o número de municípios atingidos pela enchente no Amazonas. Mais de dois terços do estado estão alagados. E as águas que transbordam dos rios trazem, além de prejuízo, uma ameaça: moradores encontram animais perigosos bem perto de casa.

Ruas inteiras cobertas pelo Rio Solimões. Toda a cidade do Careiro da Várzea está alagada. Subiu para 45 o número de municípios do Amazonas em situação de emergência. E aumenta a cada dia o risco de acidentes com animais trazidos pela água. O agricultor Claudimar Belém matou um jacaré debaixo de casa, em Codajás.

"Acho que esse jacaré estava ameaçando comer uma criança, porque aqui tem muitas", diz.

Em Barreirinha, Daniel deu de cara com um peixe-elétrico no meio da rua. Mais que dobrou o número de atendimentos a pessoas picadas por cobras e outros animais peçonhentos na área metropolitana de Manaus.

"Associa chuva e cheia – uma cheia diferente das dos outros anos. Com isso, a água invade o habitat das cobras, e elas saem à procura de alimento", explica a médica Graça Alecrim.

Na casa de Marcelo, o Rio Negro já invadiu o quintal. São mais de três metros de profundidade. O portão não pode mais ser aberto, porque eles colocaram uma tela para se proteger contra os bichos, como caramujos africanos, que transmitem doenças. "Também aparecem cobras e jacarés. E, como temos crianças, resolvemos telar", diz o morador. Veja a matéria completa. Veja o vídeo.