sábado, 5 de maio de 2012

Morre Tinoco

Via Jornal Nacional
04.05.2012


Ele formou uma das primeiras duplas sertanejas do Brasil. Tinoco teve duas paradas cardíacas e morreu na madrugada desta sexta (4).
“Cantavam para o caipira, ele dava vida, alegria para o homem do campo, o homem da roça”, define um homem.
Nesta quinta-feira (3), Tinoco passou mal. Reclamava de dores no peito e tinha dificuldades para respirar. Foi levado para o hospital, mas teve duas paradas cardíacas e morreu na madrugada desta sexta.
“A gente vai ficar com muita saudade dele, muita, muita, mesmo”, diz uma mulher.
A mais famosa dupla caipira do país nasceu na década de 1930 em uma casa no interior de São Paulo. João e José Perez, depois Tonico e Tinoco, foram para a capital e participaram de vários programas de rádio.
Em 1944, foi lançado o primeiro disco. A dupla seguiu acumulando sucessos. Alguns se tornaram clássicos.
Foram mais de 1,5 mil gravações em 60 anos de parceria, interrompida em 1994, com a morte de Tonico. Mesmo sozinho, Tinoco seguiu em frente, gravando e fazendo shows.
Aos 91 anos, ele se preparava para cantar no próximo domingo em um dos palcos da Virada Cultural paulistana. Nesta sexta, em luto, a bandeira da cidade de Pratânia ficou a meio mastro.
A presidente Dilma Rousseff divulgou nota em que lamenta a morte de Tinoco, que, segundo a presidente, representou a alma do Brasil rural. VEJA O VÍDEO

Comentário básico:

Viva o Tinoco!
Viva o Tonico!
Viva Pratânia!
Viva a Vila Tibério!
Viva a verdadeira música caipira!

Adelidia Chiarelli