quarta-feira, 11 de julho de 2012

Anestesista japonês pode ser cientista com mais fraudes


JC e-mail 4536, de 10 de Julho de 2012.
Anestesista japonês pode ser cientista com mais fraudes


Para comitê, pesquisador tem 172 artigos com fraudes. Ele criava dados, coautores e pacientes.

Yoshitaka Fujii, um anestesista japonês, pode se tornar o recordista mundial em publicar estudos científicos que nunca ocorreram. O doutor da falsificação teve 172 artigos científicos fabricados nos últimos 19 anos. Isso é mais do que o dobro do atual recordista, o alemão Joachim Boldt, outro anestesista, com 90 fraudes. De mais de dois mil artigos retratados nas últimas quatro décadas, 13% foram de anestesistas.

A Sociedade Japonesa de Anestesiologia constatou inicialmente que Fujii não tinha aval do comitê de ética da sua universidade, o que o impediria de fazer pesquisas com humanos. No entanto, parte dos trabalhos dele traziam dados de pacientes.

Após pesquisar os arquivos de laboratório, das universidades em que ele trabalhou e entrevistar coautores dos trabalhos, foi constatado que somente três de 212 artigos dele são verdadeiros. Outros 37 são ambíguos (não dá para saber se são falsos).

Nenhum coautor de Fujii participou das pesquisas. O cientista forjava também pacientes, resultados, administração de medicamentos e parcerias com hospitais. Como nenhum dos estudos inventados trazia descobertas relevantes, ele conseguiu que suas fraudes passassem despercebidas desde 1993. Continua