terça-feira, 31 de julho de 2012

Relembre o surgimento e a evolução do mensalão

Jornal Nacional
30.07.2012

Esquema foi revelado pela imprensa há sete anos. Políticos e partidos aliados do governo do presidente Lula foram acusados de receber dinheiro em troca de apoio no Congresso.

Começa nesta semana, no Supremo Tribunal Federal (STF), um dos principais julgamentos da vida política do Brasil: o escândalo conhecido como mensalão. Ele foi revelado pela imprensa há sete anos. Motivou investigações pela Polícia Federal, pelo Ministério Público e pelo Congresso. A acusação do procurador-geral da República é de que políticos e partidos aliados ao governo do presidente Lula receberam dinheiro em troca de apoio no Congresso Nacional. Nesta segunda (30) e nesta terça (31), o Jornal Nacional vai relembrar o surgimento e a evolução do caso. Os fatos que ajudam a entender tanto as acusações quanto os argumentos dos advogados de defesa dos 36 réus.

A história se desenrolou no subterrâneo do mundo da política. O ano era 2005 e a acusação era de que deputados vendiam apoio político ao governo do presidente Lula em troca de uma mesada. Veja a matéria completa. Veja o vídeo.



NO ESTADÃO (31.07.2012):

Ex-advogado do PT, Toffoli ignora pressão e decide julgar mensalão
Presidente do Supremo diz que ministro deve participar do julgamento, já que tomou decisões no processo