domingo, 21 de abril de 2013

Massacre do Carandiru: 23 dos 26 PMs condenados

Via blog do Noblat
21.04.2013

Leonardo Guandeline, O Globo

O Tribunal do Júri condenou 23 dos 26 policiais militares acusados de matar 13 dos 111 detentos durante o massacre do Carandiru. Com pena de 12 anos de reclusão para cada homicídio, eles foram condenados a 156 anos de prisão, mas poderão recorrer da sentença em liberdade, de acordo com o juiz José Augusto Marzagão.

Inicialmente, os réus responderiam por 15 mortes, mas duas foram descartadas a pedido do Ministério Público porque as vítimas foram assassinadas com armas brancas, o que afastou a suspeita de ação policial. A Promotoria pediu também a absolvição de três policiais, que comprovaram estar em outros pontos do presídio do Carandiru no momento do massacre.

O último dia do julgamento durou mais de 16 horas e foi encerrado por volta de 1h20 deste domingo, com a leitura da sentença por parte do juiz. Para chegar à sentença, os jurados tiveram de responder a mais de 200 páginas de questionários, devido ao número de réus e vítimas.

O julgamento dos 26 policiais militares começou na última segunda-feira, dia 15, depois de ser suspenso por uma semana, em razão do mal estar de dos jurados. Com isso, o juiz Marzagão teve de dissolver o conselho de jurados e convocar um novo júri.

Veja a matéria completa.