domingo, 9 de março de 2014

Construção de hidrelétricas podem ter agravado cheia do Rio Madeira

Jornal Nacional
08.03.2014

O Rio Madeira está prestes a atingir o maior nível da história por causa das enchentes na região de Porto Velho.

O Rio Madeira está prestes a atingir o maior nível da história por causa das enchentes na região de Porto Velho.
Faltam apenas oito centímetros para o nível do Rio Madeira em Rondônia chegar aos 19 metros, um marco do qual não se tem registro oficial. O rio sofre influência da grande cheia dos rios Beni e Madre de Dióz na Bolívia e das chuvas nesse período do ano, que têm superado todos os recordes.
São mais de 1,2 mil famílias desalojadas só na região de Porto Velho. Nos 16 bairros próximos ao rio atingidos pela enchente, o único meio de transporte nas ruas é o barco. Casas e comércios foram completamente tomados pela água.
Quem morava nessas regiões teve que abandonar as casas e está abrigado em colégios e igrejas. Para muitos, as hidrelétricas do Rio Madeira contribuem para o aumento da vazão do rio.
Entidades públicas também entendem que há agravamento da situação por conta dos reservatórios das usinas de Jirau e Santo Antônio, em construção no Rio Madeira. Elas ingressaram com uma ação civil pública.
Na ação, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal, Defensoria Pública e OAB-RO pedem que a Justiça Federal obrigue as hidrelétricas a atenderem imediatamente as famílias atingidas diretamente pela cheia do Madeira, com moradia, alimentação, transporte, educação e saúde, até que haja uma decisão definitiva sobre indenização ou realojamento dessas famílias.
As instituições também querem que a Justiça condene o Ibama a suspender a licença de funcionamento das usinas e que sejam feitos novos estudos sobre o impacto das barragens.
“A construção das barragens fez com que se criasse um reservatório e esse reservatório faz com que as águas cheguem a lugares que antes não chegariam, mesmo com essa cheia histórica", aponta o procurador federal Rafael Beniláqua.
Veja a matéria completa. Veja o vídeo!