sexta-feira, 28 de março de 2014

Governo estuda pedir que povo poupe luz para evitar apagão na Copa


JC e-mail 4922, de 28 de março de 2014
Governo estuda pedir que povo poupe luz para evitar apagão na Copa

Lobão diz, em entrevista ao 'Wall Street Journal', que campanha pode ser feita se volume de chuvas não aumentar até maio


Para não haver apagões de energia durante a Copa do Mundo, o governo pode pedir que a população economize energia. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em entrevista publicada pelo "The Wall Street Journal".

Segundo o ministro, é muito baixa a possibilidade de falta de energia elétrica antes do início da estação chuvosa que começa em novembro, mas, se o volume de chuvas não aumentar em abril ou maio e não houver uma recuperação dos reservatórios que suprem as importantes usinas hidrelétricas do país, ele poderá pedir aos brasileiros que reduzam voluntariamente a demanda por energia.

O ministro garantiu que não haverá racionamento compulsório de energia, o que, lembra o "WSJ" poderia ser um problema para a presidente Dilma Rousseff, em ano de eleições presidenciais.

O país teve racionamento em 2001-2002, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Este ano, enfrenta uma onda de calor e de seca recorde. Segundo o jornal americano, analistas do banco de investimento brasileiro Brasil Plural disseram em relatório de mercado neste mês acreditar que o racionamento não poderá ser evitado.

"Não estamos trabalhando com a hipótese de racionamento de energia", disse Lobão na entrevista. "Temos a convicção de que isso não será necessário."

CONTINUA!