sexta-feira, 21 de março de 2014

Governo de São Paulo pede reforço ao Rio no abastecimento de águas // Governo do Rio diz que não é possível ceder água a São Paulo

Jornal Nacional
20.03.2014


Projeto é construir tubulações para ligar Cantareira à represa Jaguari, que fica em um dos afluentes do rio Paraíba do Sul, que abastece o Rio.


São Paulo quer captar água de um afluente do rio Paraíba do Sul para socorrer o sistema Cantareira, que está em nível crítico por causa da seca prolongada.
O governo paulista argumenta que não haveria prejuízo para o estado do Rio de Janeiro, onde milhões de pessoas dependem da água do Paraíba do Sul.
Depois de um verão de forte estiagem, segue seco o principal sistema de abastecimento de água de São Paulo.
As nuvens que levam chuva para São Paulo não ajudam muito na questão do abastecimento. Isso porque o sistema Cantareira, responsável por abastecer quase metade da Região Metropolitana, fica a 100 quilômetros. Isso dá uma ideia da complexidade de abastecer uma região de 20 milhões de habitantes. E como as cidades continuam a crescer, sedentas, continua a busca por água.

Veja a matéria completa. Veja o vídeo!



Governo do Rio diz que não é possível ceder água a São Paulo



Sérgio Cabral disse já ter estudos mostrando que proposta é inviável. 
Plano do governo paulista será analisado pela Agência Nacional de Águas.


O governo do Rio afirma que o abastecimento de água já enfrenta problemas. E que, por isso, não vai permitir mudanças que prejudiquem a população.
A economia da região mais rica e populosa do Brasil deve muito ao Paraíba do Sul. O rio, que nasce em São Paulo,  percorre mais de mil quilômetros atravessando os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
É água que movimenta quase 15% do PIB nacional, irrigando lavouras, sustentando a produção industrial e abastecendo 15 milhões de pessoas por onde passa.