quarta-feira, 12 de março de 2014

Espécie humana passa por evolução inédita, diz biólogo


JC e-mail 4909, de 11 de março de 2014
Espécie humana passa por evolução inédita, diz biólogo


Precocidade sexual vem acompanhada de uma "fertilidade em queda livre", de acordo com biólogo francês Jean-François Bouvet


Mais alto, mais gordo, sexualmente precoce, mas cada vez menos fértil: o Homo sapiensnão está passando por uma mutação, mas nossa espécie vem sofrendo uma evolução inédita em 200 mil anos de existência, segundo o biólogo francês Jean-François Bouvet.

- Pela primeira vez em sua história, a modificação do meio ambiente pelo Homem é o principal fator de sua evolução, superando a seleção natural. Não é uma evolução no sentido de Darwin, mas uma retroevolução - resume Bouvet.

Em seu último livro, Mutants, à quoi ressemblerons-nous demain?("Mutantes, como seremos amanhã?"), ele explora a "multiplicidade das mudanças e transformações, por vezes radicais, que afetam os seres humanos em diversos âmbitos" há décadas.

Segundo aponta, a estatura média dos franceses, por exemplo, aumentou em quase 5 centímetros em 30 anos, enquanto a proporção de obesos quase dobrou nos últimos 15 anos, atingindo 15% da população.

Uma tendência que se observa em qualquer região do mundo, assim como a chegada precoce da puberdade, "sobretudo entre as meninas, mas não unicamente nelas", indica o biólogo. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que uma menina branca em cada 10 e uma menina negra em cada quatro atingem a puberdade aos sete anos.

Paradoxalmente, esta precocidade sexual vem acompanhada de uma "fertilidade em queda livre", de acordo com Bouvet. Em escala planetária, a concentração de espermatozoides no sêmen reduziu em 40% nos últimos 50 anos.

O homem também apresenta cada vez menos traços "masculinos", a julgar pela redução do nível de testosterona e a suavização de outras características biológicas associadas à masculinidade.

Mas quais seriam as causas dessas transformações tão rápidas? O biólogo menciona, além dos fatores genéticos, o "Big Bang químico" criado pelo Homem, que está transformando o Homo sapiens em um "Homo perturbatus".

Bouvet cita uma lista de produtos químicos de reputação sinistra: o bisfenol A, ftalatos, DDT, atrazina e outros pesticidas, sem falar nos antibióticos, suspeitos de serem um fator de obesidade.

Estas substâncias poluentes, muitas delas afetam o sistema hormonal, podem ter uma vida extremamente longa: seis ciclos para que a quantidade do inseticida clordecona reduza pela metade, e no caso dos piralenos (PCB) de 94 dias a 2.700 anos.

Todas essas substâncias têm "efeitos comprovados na descendência ao longo de muitas gerações, e que criam um fenômeno a longo prazo", cujas consequências ainda não há certezas.

Por sorte, a medicina moderna já encontrou solução para alguns dos males: fabricar espermatozódes em laboratório a partir de células-tronco já foi realizado em ratos de laboratório, e no futuro estuda-se o útero artificial, "nos próximos cinquenta anos", prevê o autor.

Os avanços da medicina oferecem ao ser humano a possibilidade de viver mais anos, mas "a esperança de ter uma vida saudável está estagnada", adverte o cientista.

E ainda não há certeza de que a medicina preventiva, que utiliza marcadores genéticos para despistar os riscos de desenvolvimento de algumas doenças, é suficiente para reverter esta tendência.

- Somos a única espécie que sabe que irá morrer. Talvez agora percebamos que saber isso não é, necessariamente, melhor - afirma Jean-François Bouvet.

(Zero Hora/AFP)