quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ciência na corda bamba - artigo de Flávio de Carvalho Serpa no Observatório da Imprensa


JC e-mail 4651, de 23 de Janeiro de 2013.
Ciência na corda bamba - artigo de Flávio de Carvalho Serpa no Observatório da Imprensa



O anúncio divulgado na sexta-feira (11/1) de que o The New York Times havia extinguido sua editoria de Meio Ambiente deixou ecólogos de todo planeta preocupados. Desde que foi criada, em 2009, a seção era considerada uma das mais profissionais e competentes por leitores em todo mundo. Era também uma das de maior reputação nos sites e serviços replicantes. Na selva da cobertura ambiental e climática tem de tudo (como em qualquer outra área jornalística), desde o simples terrorismo e alarmismo apocalíptico até os céticos que ignoram ou desdenham as mudanças climáticas. A seção de meio ambiente do NYT dava, sem dúvida, um selo de qualidade e sensatez aos assuntos que abordava.

Ainda não está clara a consequência do desmonte da seção. Oficialmente nenhum jornalista vai ser demitido, apenas realocado em outras editorias. A direção do jornal diz que se trata de um "assunto puramente estrutural" (ver aqui). A justificativa, que até faz sentido, é a de que, quando foi criada, a editoria era para tratar o meio ambiente como uma área "singular e isolada", mas agora as notícias da área têm implicações "nos negócios, economia, saúde, nacional e local". A direção se justifica: "Elas [as notícias] são mais complexas. Precisamos de pessoas trabalhando em editorias diferentes que possam cobrir partes diferentes dos assuntos".

Uma das intenções especuladas é que o jornal pretende tirar a notícia ambiental de uma espécie de "gueto verde", frequentado apenas pelos apaixonados e pelos militantes radicais, abrindo assim a penetração do assunto por outras editorias. CONTINUA!