sábado, 5 de janeiro de 2013

Equipes limpam bueiros na cidade de São Paulo para diminuir risco de alagamentos

Via Jornal Nacional
04.01.2013

Até o fim do dia, 1,4 mil toneladas de porcaria vão ser jogadas nas ruas. Varredores tiram uma parte, mas, para o resto, haja bueiro.

Na maior cidade do Brasil, equipes começaram uma tarefa gigantesca: a limpeza de milhares de bueiros para diminuir o risco de alagamentos.

Quando amanhece, o lixo largado pelo comércio faz a festa dos catadores. O caminhão tira o que dá tempo. O que sobra, vai a caminho dos bueiros. Até o fim do dia, 1,4 mil toneladas de porcaria vão ser jogadas nas ruas. Varredores tiram uma parte, mas, para o resto, haja bueiro.

Cidade entupida, nuvens carregadas. Enchente? O novo prefeito, Fernando Haddad, do PT, mandou reforçar a limpeza de ramais, galerias e bueiros. Os bueiristas foram para as ruas. Primeiro, picareta. Porque alguém botou cimento e grudou a tampa. A mistura de plástico e lama foi acumulada nos dois meses em que o bueiro ficou esquecido. No fundo, tem um tubo no lugar errado.

“Esse tubo não devia estar aí. Com certeza, a boca tem que estar limpinha”, aponta Celso Bolognini, coordenador de obras e serviços das Subprefeituras.

Depois de dez carrinhos, descobre-se que tem uma grade bloqueando os dejetos. Uma hora e meia depois, a câmera vê que nem tudo é cristalino. A máquina de sucção dá um último capricho. Por fim, o lava-jato deixa o bueirinho brilhando. Veja a matéria completa. Veja o vídeo!