sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

COB (Comitê Olímpico Brasileiro) admite liberar o uso do termo olimpíada


JC e-mail 4648, de 18 de Janeiro de 2013.
COB admite liberar o uso do termo olimpíada


Protesto da comunidade científica ganha espaço na imprensa e repercute na sociedade

O protesto das principais associações de cientistas do país em relação ao movimento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para impedir o uso da palavra olimpíada em competições educacionais e científicas conseguiu mobilizar a sociedade, repercutir na imprensa e fazer com que o COB reavaliasse seu posicionamento. A carta aberta enviada pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e pela ABC (Academia Brasileira de Ciências) a Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, na semana passada conquistou espaço em importantes veículos de comunicação.

Matéria publicada hoje pelo Portal UOL diz que o COB comprou briga com a comunidade científica brasileira e que deve desistir da ação. Na reportagem, o COB informou que já admite liberar o uso do termo Olimpíadas para fins educacionais. Em nota, a organização afirma que as cartas enviadas às instituições de ensino têm "caráter educativo", para garantir que "o termo 'olimpíadas', que é uma propriedade do COI (Comitê Olímpico Internacional), não seja vinculado a questões comerciais.

 O texto do portal traz também a opinião da presidente da SBPC, Helena Nader, que lembra a origem da palavra. "O Olimpo não nasceu junto com o esporte. Se alguém quer o direito sobre a palavra, deveriam ser os gregos. Olimpo é uma montanha onde moram os deuses, onde todos almejam chegar. Olimpíada de matemática, história ou ciências não é competição. É algo maior. É a busca pela superação dos limites, não só dos limites físicos. O COB deveria se envergonhar de discutir uma coisa dessas. Receber uma Olimpíada esportiva é uma honra, mas receber Olimpíadas de matemática ou de ciências é tão importante quanto", disse.

O mesmo posicionamento foi defendido por Helena Nader e Jacob Palis, presidente da ABC, em matéria publicada pela Folha de São Paulo. Palis lamentou que a polêmica ocorra num momento em que o Brasil é destaque na área. "Nós recebemos, no ano passado, a Olimpíada Mundial de Astronomia. Agora há pouco, tivemos um jovem brasileiro (Matheus Camacho, 14) ganhando uma medalha de ouro em uma das maiores competições do mundo, a Olimpíada Internacional de Ciência. A decisão do COB é equivocada", disse. Nader afirma que os cientistas não vão abrir mão do uso da palavra. "Eles (o COB) estão querendo ter o monopólio da palavra e isso nós não aceitamos. Olimpíada científica é um conceito internacionalmente consagrado. A sua proibição aqui só é prejudicial para o conhecimento", afirmou.

A polêmica também acirrou o debate jurídico. O assunto foi destaque no Portal Consultor Jurídico e em outros sites especializados em Direito. Raul Iserhard, professor aposentado da UFSCPA, divulgou a carta da SBPC e da ABC em redes sociais. Para a funcionária pública federal Nicole Sigaud , é lamentável a intenção do COB. "De qualquer ângulo que se veja, a atitude foi patética", opinou em carta ao Jornal da Ciência.

(Jornal da Ciência)


Outras reportagens:

Jornal Destak:
http://www.destakjornal.com.br/noticias/brasil/cob-quer-barrar-olimpiada-em-nome-de-torneios-educacionais-176287/

Site Noticias de las Olimpíadas:
http://www.noticiasolimpiadas.com.ar/comite-olimpico-quer-barrar-termo-olimpiada-13818/

Correio do Estado:
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/comite-olimpico-quer-barrar-termo-olimpiada_171946/