sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mudanças e oportunidades no jornalismo científico

Via Agência FAPESP
Por Jussara Mangini, de Helsinque
02.08.2013

Agência FAPESP – A web se consolida como um importante canal de atuação profissional para jornalistas que escrevem sobre ciência. Blogs e sites especializados têm a vantagem de recuperar um espaço editorial perdido na mídia impressa ou na TV – fenômeno comum a vários países – e de ampliar as oportunidades de emprego, além de possibilitar aporte financeiro sem comprometer a independência editorial ou o bom jornalismo.
Trata-se, no entanto, de uma plataforma que exige habilidades técnicas multimídia, criatividade para produzir conteúdo e uma nova lógica de relacionamento com o público.
As novas oportunidades e as características dessa nova maneira de divulgar ciência foram temas de diversas sessões de debate na 8ª Conferência Mundial de Jornalistas Científicos, realizada entre 24 e 28 de junho na Universidade de Helsinque, na Finlândia.
Ficou claro no encontro que a antiga imagem dos blogueiros como escritores amadores está desaparecendo por causa do surgimento de redes de blogs profissionais. A constatação é de que, em nenhuma área, isso é mais evidente do que na redação científica, onde blogueiros figuram entre os melhores comunicadores de ciência no mundo.  Continua.