quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Divulgação de temas do feminismo encontra apoio online

Via Agência USP de Notícias
Por Rúvila Magalhães - ruvila.avelino@usp.br
14.08.2013

O uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas lutas feministas permite um aumento no alcance dos conteúdos de conscientização sobre temas abordados nos movimentos. Além disso, as TIC proporcionam o estreitamento dos laços de solidariedade entre os diversos grupos feministas no Brasil e no mundo, ampliando assim a luta e os debates. Esses foram alguns resultados da pesquisa realizada pela jornalista Vera Vieira, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O trabalho contou com duas oficinas de capacitação, realizadas com lideranças de grupos e ONGs voltadas aos temas feministas, como parte da pesquisa empírica. As oficinas “Internet e violência doméstica: fazendo e intervindo” e “Internet e violência doméstica: transformando com a própria história” permitiram comprovar que as formas de comunicação a distância promoveram uma mudança na mentalidade das participantes e consequentemente o avanço da luta das mulheres pela equidade de gêneros. O uso das TIC ainda representam desafios para as mulheres e, ao dominá-los, constitui-se um gesto de empoderamento.

A pesquisa parte do pressuposto que as novas tecnologias podem ser veículos para a cidadania feminina e um de seus objetivos é desconstruir estereótipos sexistas para avançar na luta pelos direitos da mulher. Para isso, a pesquisadora relaciona a comunicação ao feminismo. Segundo ela, essas áreas se relacionam muito bem na prática. Novas tecnologias podem ter ferramentas que trazem uma nova visão de mulher. Veja a matéria completa.