sábado, 10 de agosto de 2013

PF prende 18 em ação para combater desvio de verbas na educação no PR


JC e-mail 4787, de 09 de Agosto de 2013.
PF prende 18 em ação para combater desvio de verbas na educação no PR


Segundo matéria do G1, mandados foram cumpridos em Curitiba, Cascavel e em 2 cidades de SP. Grupo teria desviado cerca de R$ 6,6 milhões do IFPR


A Polícia Federal (PF) informou que os 18 mandados de prisão expedidos durante a "Operação Sinapse", deflagrada para combater uma quadrilha suspeita de desvio de verbas na educação técnica no Paraná, foram cumpridos. A ação foi realizada entre a madrugada e manhã desta quinta-feira (8) em Curitiba, Cascavel, no oeste do estado, e em São Carlos e Sorocaba, em São Paulo.

De acordo com a PF, a quadrilha era investigada desde 2012 e é suspeita de desviar cerca de R$ 6,6 milhões do setor de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR). O dinheiro desvidado, segundo a Polícia Federal, era proveniente principalmente do Ministério da Educação (MEC) desde 2009. Documentos e computadores foram apreendidos.

"Nós identificamos que o IFPR, entre 2009 e 2011, firmou termos de parceria com duas organizações da sociedade civil de interesse público. Por meio desses termos de parceria, eram desviados recursos por meio de inúmeras práticas criminosas", explica o delegado Felipe Hayashi. Continua.