sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Estudo mostra que mercúrio tem afetado as tartarugas da Amazônia

Via G1 - Pará
16.08.2012

No Rio Tapajós metal foi usado em garimpo e há reservatório natural. Fêmeas contaminadas colocam ovos em áreas rasas da praia.

Uma pesquisa apresentada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, mostra como a contaminação pelo mercúrio no Rio Tapajós está influenciando as tartarugas da Amazônia que nascem no tabuleiro de Monte Cristo, um dos mais importantes para a reprodução da espécie em solo paraense.

Os dados revelam que a presença de taxas de mercúrio nos ovos da tartaruga marinha tem contribuído para a produção de ovos menores e mais leves, o que pode prejudicar a espécie. Outra conclusão do estudo é de que o mercúrio também está relacionado a desovas em áreas mais rasas da praia, o que também diminuiria a taxa de sucesso reprodutiva da tartaruga.

"Estima-se que são necessários cerca de mil ovos para que um deles supere todas as ameaças e alcance a maturidade sexual para que chegue a reprodução. Esta situação é mais dramática, pois além das pressões antrópicas, as ninhadas em seu desenvolvimento devem ainda suportar as limitações que são impostas pela natureza tais como as inundações naturais das praias", diz José Carvalho, mestre em recursos naturais da Amazônia. CONTINUA!