sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sobre o produtivismo acadêmico,
artigo de José Maria Alves da Silva


JC e-mail 4568, de 23 de Agosto de 2012.
Sobre o produtivismo acadêmico, artigo de José Maria Alves da Silva


José Maria Alves da Silva é professor da Universidade Federal de Viçosa. Artigo enviado ao JC Email pelo autor.

Nos primórdios da humanidade, o tamanho da população e suas possibilidades de reprodução dependiam crucialmente da disponibilidade de meios de subsistência. "Maximizar o aproveitamento de recursos", princípio que representa o sentido original da palavra economia (do grego oikosnomia), era então uma questão vital.

Na sociedade capitalista contemporânea a situação é muito diferente. O avanço tecnológico, impulsionado pelo conhecimento científico, elevou a capacidade produtiva para níveis muito além das necessidades humanas essenciais e o imperativo econômico passou a ser o lucro. Nesse contexto, a produção de bens materiais adquire uma finalidade em si mesma e as necessidades humanas tornam-se pretextos que precisam ser reinventados incessantemente. Não se trata mais de "produzir para consumir para viver", mas sim de "viver para produzir para consumir". Consumismo e produtivismo são termos pejorativos surgidos na crítica denunciadora dessa inversão de valores.

Por contágio dessa cultura, introduziram-se nas universidades, primeiro as norte-americanas, modos de produção acadêmica de alta escala. Em conseqüência da institucionalização do lema "mass production", adquirem valor próprio quantidades de papel escritos na forma de livros, artigos em revistas indexadas e tudo o mais que pode servir para entulhar bibliotecas, sem necessariamente ter algo a ver com novas idéias ou avanço de conhecimento. Esse é o sintoma principal do mal conhecido como produtivismo acadêmico.

Onde o produtivismo acadêmico impera, conforme a imposta regra categórica do "publish or perish", não é preciso pensar ou pesquisar desde que se passe a impressão de estar fazendo isso, ao passo que os pensam e pesquisam seriamente correm o risco da exclusão, caso não consigam criar essa aparência. Aulas, conferências e palestras brilhantes, ou qualquer outro tipo de comunicação, fora dos meios reconhecidos, não contam, por mais que sirvam para solucionar problemas, enriquecer espíritos ou abrir novos caminhos de pensamento. Além de levar a uma rotinização da atividade acadêmica, tornando professores cada vez mais semelhantes a burocratas - os "buroprofessores", nos dizeres do saudoso geógrafo Milton Santos - isso contribui também para um clima cada vez mais competitivo, hostil e estressante nos campi universitários.

Nos países ricos, o produtivismo acadêmico tem um lado positivo na medida em que contribui para a geração de empregos de pessoal altamente qualificado, aliviando preocupações governamentais. Entretanto, nos países que mais carecem de soluções criativas para problemas cruciais, a existência de especialistas nas universidades públicas mais preocupados em gerar indicadores e atingir metas ditadas por agências de avaliação, constitui paradoxal desperdício de recursos valiosos investidos na formação de mestres e doutores.

* A equipe do Jornal da Ciência esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do jornal.