sexta-feira, 17 de agosto de 2012

UE diz que decisão da justiça russa sobre Pussy Riot é 'desproporcional'

Via Estadão
17.08.2012

Integrantes da banda foram condenadas a 2 anos de prisão; EUA também reprovaram sentença

MOSCOU - Protestos e pronunciamentos de autoridades se espalham pelo mundo, após a condenação de dois anos de prisão das três integrantes do grupo punk Pussy Riot, nesta sexta-feira, 17. Elas foram acusadas de vandalismo por terem cantado contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma catedral ortodoxa.

A União Europeia condenou a decisão "desproporcional" da justiça russa de condenar as três jovens da banda punk e pediu revisão da sentença. "Estou muito desapontada com a decisão da justiça russa", disse a diplomata da UE, Catherine Ashton. "A sentença é desproporcional", disse. CONTINUA!



TV ESTADÃO
17.08.2012

Caso da banda
Pussy Riot na
Rússia é momento
histórico para o Punk






Jornal Nacional
17.08.2012

Prisão de banda punk na Rússia gera protestos pelo mundo

Em fevereiro, as três garotas do grupo invadiram a principal catedral ortodoxa de Moscou para cantar o que chamaram de uma “oração punk”.

A justiça russa condenou a dois anos de prisão três garotas integrantes de uma banda punk. A acusação era de vandalismo, e o veredicto gerou uma onda de protestos pelo mundo.

Centenas de pessoas se aglomeraram nos arredores do tribunal em Moscou. Vários manifestantes acabaram presos. Entre eles, o ex-campeão mundial de xadrez e um dos líderes da oposição, Garry Kasparov. Até a igreja ortodoxa russa pediu clemência para o grupo. Leia a matéria completa. Veja o vídeo.