sábado, 27 de outubro de 2012

Campanha incentiva doação de cabelos para pacientes com câncer

Via G1
Fabio Rodrigues
27.10.2012

Moradora de São Carlos, SP, faz arrecadação para produzir perucas.
Ação voluntária visa melhoria da autoestima durante o tratamento.


Uma campanha em São Carlos (SP) incentiva a doação de cabelos para a confecção de perucas que serão destinadas gratuitamente a pacientes que enfrentam o câncer. A perda de cabelo devido aos efeitos colaterais do tratamento da doença causa um impacto psicológico na feminilidade da mulher, levando a uma baixa autoestima e, consequentemente, retardando o seu processo de recuperação, segundo especialistas.

Afim de amenizar esse sofrimento e ajudar as pessoas que não têm condições financeiras, uma moradora da cidade do interior de São Paulo criou o projeto Doação de Cabelos. A campanha teve início em agosto último e desde então Márcia Abondancia, de 40 anos, tem recebido muitas doações de pessoas do município. Durante esse período, ela conseguiu juntar variados tipos de cabelos, que estão guardados em duas caixas de sapatos.

A dona de casa Alice Sodré, de 55 anos, foi uma das que se sensibilizaram com a ação. Ele doou os cabelos que havia cortado há 12 anos. "Na ocasião eu pensei em vendê-los, mas não deu certo. Então resolvi guardá-los e agora eles serão bem úteis para alguém", disse.

A matéria prima será bem aproveitada por Abondancia, que almeja começar o quanto antes a produção das perucas. Para atingir esse objetivo, ela contará com mão de obra profissional. Três cabeleireiros da cidade irão ajudá-la em todo o processo. Continua