terça-feira, 30 de outubro de 2012

Livros - Série Boas Práticas - IPAM

Via site do IPAM:
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Série Boas Práticas

Livro 1 - Manejo e Recuperação de Mata Ciliar em Regiões Florestais da Amazônia

O objetivo dessa publicação é a defesa do bem social comum na Amazônia, conciliando o desenvolvimento socioeconômico com a conservação da natureza, partindo do pressuposto de que grande parte da degradação ambiental advinda da expansão da agricultura e pecuária na região poderia ser evitada ou revertida com práticas baratas e fáceis de implementar.
 
Livro 2 - Regularização ambiental e fundiária de propriedades rurais no Estado do Pará
Publicação reúne orientações de natureza legal para a regularização ambiental e fundiária no Estado do Pará, numa linguagem simples e com um conteúdo adequado para que sirva como um guia prático, simples e objetivo e de fácil acesso, mesmo para pessoas sem formação jurídica. 


 Livro 3 - Pegadas
Manual para proprietários e funcionários de fazendas na Amazônia identificarem animais através de suas pegadas.
 

Livro 4 - Legislação Ambiental: Mato Grosso

A publicação tem o objetivo de detalhar as regras de cumprimento da legislação federal e estadual do Mato Grosso, no que diz respeito à cobertura vegetal da propriedade, especificando as leis que regem a Reserva Legal, Área de Preservação Permanente, desmatamento e uso controlado do fogo.
 
Livro 5 - Manual para Restauração Florestal: Florestas de Transição
Manual objetiva auxiliar o produtor na escolha da técnica de restauro mais apropriada às suas condições ambientais e financeiras, conforme a situação de sua propriedade.  Além disso, traz sugestões de manutenção e monitoramento da área recuperada e estimativas de custos. A publicação foi construída a partir de experiências nas cabeceiras dos rios Xingu e Araguaia, no Mato Grosso.
 

Livro 6 - Manual do Produtor Rural

Manual do Produtor Rural traz informações práticas e simplificadas para auxiliar a implantação de adequações nas propriedades rurais. Produzido por Aliança da Terra.


Livro 7 - Identificando Mamíferos da Floresta de Transição Amazônia - Cerrado

Guia de bolso apresenta a descrição de 22 pegadas de animais, e tem o objetivo de estimular os produtores locais a reconhecer e identificar a fauna de grandes mamíferos da Floresta de Transição Amazônia-Cerrado



Livro 8 - Defensivos agrícolas: Como evitar danos à saúde e ao meio ambiente

Livreto trata da questão de como reduzir o risco do uso de agrotóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente. Esta publicação é o volume 8 da Série Boas Práticas e tem  a colaboração de pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Austria.


Você pode fazer o download dos livros acima, clicando aqui!