quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Escolas não devem adotar tablet só porque 'é moda', conclui debate


JC e-mail 4601, de 10 de Outubro de 2012.
Escolas não devem adotar tablet só porque 'é moda', conclui debate


Para que o aparelho entre em sala de aula, é preciso antes desenvolver um projeto pedagógico para seu uso e preparar o professor.

Essa foi uma das sugestões do debate "Tablet na Infância - Educação e Entretenimento", realizado anteontem (8), no Teatro Folha, em São Paulo. O encontro, promovido pela "Folhinha", teve parceria do Instituto Ayrton Senna e foi acompanhado por 190 pessoas, a maioria professores e pais. Durou quase três horas e foi caloroso, com embate entre ideias opostas e manifestação da plateia.

"Se a escola pede tablet no material escolar, o ideal é que tenha um plano pedagógico. Se não sabe como será usado, recomendo que o pai não compre. E mais: eu tiraria meu filho de uma escola assim", disse Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil, ONG que trabalha com segurança na internet. Outro alerta é que o tablet não tenha acesso 3G e funcione pela rede da escola, o que possibilita um maior controle da navegação do aluno.

O conflito de opiniões entre a psicóloga Andrea Jotta, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC-SP, e Valdemar W. Setzer, professor do departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP, mobilizou a plateia.

Setzer foi o único debatedor radicalmente contra o uso de aparelhos eletrônicos e da internet na educação infantil. "Spam existe porque adultos são inocentes e caem. Agora, imagine criança!", exclamou ele. "Elas são ingênuas e estão sendo usadas para testar tecnologias", disse.

Para Setzer, as crianças devem ser incentivadas a brincar com produtos não eletrônicos. Jotta discordou do professor em diversas ocasiões - e chegou a ser interpelada por uma espectadora, que defendeu Setzer. "As crianças dão conta de desenhar no tablet, no papel, de conversar com as pessoas ao vivo e no mundo virtual. Se os adultos conseguem educar essas crianças é outro ponto. O descontrole que a gente vê é do adulto", afirmou Jotta.

Mas todos concordaram em um ponto: a participação ativa dos educadores no desenvolvimento das crianças. "Pais e professores têm que estar perto das crianças. Eu me preocupo mais com isso do que com o uso de tablet e internet", disse Adriana Martinelli, coordenadora da área de tecnologia e educação do Instituto Ayrton Senna.
(Folha de São Paulo)