sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Bactérias favorecem a desnutrição


JC e-mail 4657, de 31 de Janeiro de 2013.
Bactérias favorecem a desnutrição


Pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, descobriram que alguns bacilos que vivem no intestino podem ajudar na instalação de um quadro grave da doença

Segundo estudo, a presença desses micro-organismos no intestino pode contribuir para a carência grave de nutrientes em crianças. Para especialistas, não só o aumento da ingestão de calorias soluciona o problema. O foco tem que estar na qualidade dos alimentos.

A desnutrição é a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo. De acordo com a organização Médicos sem Fronteiras, nove crianças morrem a cada minuto pela falta de nutrientes básicos. O problema tem um forte vínculo socioeconômico: onde há pobreza, desigualdade social e falhas no saneamento básico, a deficiência alimentar aparece estampada nos rostos e nos corpos ainda em crescimento. Apesar de todo o avanço alcançado nos últimos anos, para algumas crianças desnutridas, aumentar a ingestão de calorias, ainda que essencial, não é suficiente para torná-las mais saudáveis. CONTINUA!