sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Em memorial, Yoani Sánchez evita comparação com revolucionários

Via G1
Por Glauco Araújo

22.02.2013

Yoani é conhecida por seus escritos com críticas ao regime cubano. Ela visitou 'museu' que guarda história da luta contra ditadura no Brasil


A blogueira cubana Yoani Sánchez visitou o Memorial da Resistência nesta sexta-feira (22) na Luz, região central de São Paulo. Yoani, conhecida por seus escritos com críticas ao regime cubano, se encontrou com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Elogiada pelo governador, ela evitou comparar seu trabalho ao dos revolucionários brasileiros que lutaram contra a ditadura.

Na visita que durou cerca de meia hora, ela se disse muito emocionada e afirmou que espera que um dia Cuba tenha um memorial da resistência como há em São Paulo. Ela afirmou que, em seu país, não se pode conhecer a historia pelos livros, pois há uma censura editorial.

O Memorial da Resistência é um museu dedicado às memórias da resistência e da repressão política do Brasil durante o período da ditadura. Entre 1940 e 1983, o prédio foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops), órgão de repreensão conhecido por sua truculência.

"Aqui está exemplificada a resistência de um povo, de um povo que passou por uma ditadura. Não temos de analisar se uma ditadura é de esquerda ou de direita. Todas são ditaduras. O espírito humano de liberdade existe no Brasil, em Cuba, no Paraguai e na Argentina. Isso nos leva a tratar dos problemas da opressão. O ponto comum é a necessidade de liberdade do ser humano", afirmou ela. CONTINUA!