quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Einstein ficaria feliz


JC e-mail 4072, de 11 de Agosto de 2010.
Einstein ficaria feliz


Nasa e Agência Espacial Europeia preparam megaexperimento no espaço destinado a comprovar a existência de ondas gravitacionais, única parte da Teoria da Relatividade do físico alemão ainda não cientificamente demonstrada

A única parte da Teoria da Relatividade Geral que ainda não havia sido comprovada pela ciência pode vir a ser totalmente esclarecida por meio de uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Americana (Nasa).

Está previsto para 2020 o lançamento em órbita solar da Antena Espacial de Interferômetros a Laser (Lisa, na sigla inglesa), um experimento gigantesco que visa estudar e principalmente comprovar a existência das ondas gravitacionais, fenômenos descritos pelo físico Albert Einstein em 1915.
De acordo com especialistas no assunto, ondas gravitacionais consistem em vibrações na curvatura do espaço-tempo (como se fossem uma só unidade) que tiveram origem a partir da colisão de grandes estrelas e formações de buracos negros.

O grande objetivo do Lisa, portanto, é medir oscilações sutis no espaço causadas por ondas gravitacionais fracas. De acordo com o projeto, o experimento consistirá em três satélites que orbitarão o Sol, conectados por feixes de laser, formando um grande triângulo espacial. Segundo o cientista da ESA Fabio Favata, o custo médio do projeto está estimado em 650 milhões de euros. Os três satélites que fazem parte do Lisa devem ficar separados uns dos outros por 5 milhões de quilômetros e trilharão atrás da Terra a uma distância de 50 milhões de quilômetros, o equivalente a 20 graus.

"Os satélites levarão consigo dois cubos flutuantes de ouro platinado, totalmente protegidos do ambiente externo, principalmente da luz e de partículas cósmicas. Portanto, as ondas gravitacionais devem modificar a distância entre esses cubos de ouro em cinco centésimos de angström, medida comumente utilizada para lidar com grandezas da ordem do átomo. A movimentação desses cubos demonstrará a existência das ondas", explica o cientista da ESA. Continua