domingo, 22 de agosto de 2010

Uma carta por dia para apoiar iraniana condenada à morte por lapidação

Via Público
Por Joana Amaral Cardoso
20.08.2010


Nomes da cultura apoiam Sakineh Mohammadi-Ashtiani

É um grupo de "grandes nomes da literatura e das artes", como descreve o filósofo francês Bernard-Henri Lévy, que a partir de segunda-feira vai publicar uma carta por dia num jornal francês e num jornal norte-americano para apoiar Sakineh Mohammadi-Ashtiani, a iraniana condenada à morte por apedrejamento.

"Vamos enviar a partir de segunda-feira uma carta por dia a Sakineh, assinada por grandes nomes da literatura e das artes" e em simultâneo "lançaremos um apelo aos cibernautas para que escrevam também a Sakineh. Essas cartas chegarão à sua família", disse o filósofo francês à agência AFP.

Os jornais em causa são o "Libération" e o "Huffington Post" (online), já na segunda-feira. A iniciativa segue-se à carta contra a morte por apedrejamento de Sakineh Mohammadi-Ashtiani assinada por 17 personalidades francesas e internacionais divulgada a 14 de Agosto e em que o escritor checo Milan Kundera, o Nobel da literatura nigeriano Wole Soyinka, a autora de BD iraniana Majane Satrapi (“Persépolis”) e as actrizes Juliette Binoche e Mia Farrow apelavam: "É urgente intervir para impedir uma execução que os observadores das questões iranianas dizem estar prestes a acontecer".

Esta missiva era também fruto da mobilização de Bernard-Henri Lévy, tendo sido publicada no site da sua revista “La règle du jeu" e na página principal do site "Libération". Continua