segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Governo admite que país não tem plano contra incêndios


JC e-mail 4084, de 27 de Agosto de 2010.
Governo admite que país não tem plano contra incêndios



Mesmo com ajuda do Exército e da Polícia Federal, focos de queimadas não param de crescer no Brasil

O governo brasileiro não possui plano de emergência para combater as queimadas e os incêndios florestais, que vêm assolando o País há um mês. A secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Maria Cecília Wey de Brito, reconheceu que a questão é grave, especialmente nas áreas de preservação ambiental, como parques e reservas florestais.

"Temos solicitado apoio do Exército e da Polícia Federal para ajudar as brigadas no combate aos incêndios. Mas o que ocorre é que o número de focos de incêndio não para de crescer, parte em decorrência do clima seco, parte por causa do hábito de se atear fogo no solo", disse Maria Cecília, após participar do fórum Biodiversidade e Nova Economia, em São Paulo. "Infelizmente, não estamos dando conta."

Até esta quinta-feira, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicavam a ocorrência de 40.245 focos de incêndios em todo o Brasil ao longo de 2010, um crescimento de 130% em relação ao mesmo período de 2009.

Um dos pontos mais preocupantes é a expansão do número de queimadas em áreas de proteção ambiental: são 18.159 focos de janeiro a agosto, uma expansão de mais de 300%, na comparação a 2009. Continua

Leia também:
- Sangue menstrual pode ter uso terapêutico
- Fitas revelam ex-cardeal católico pedindo silêncio sobre abuso sexual na Bélgica

Book Crossing Brasil